Anima Mundi - Curso Astrologia - Estrela

                                                                  Anima Mundi - Curso Astrologia - Anima
Anima Mundi - Curso Astrologia - Identidade        Anima Mundi - Curso Astrologia - Consultas    Anima Mundi - Curso Astrologia - Festival Vida
Anima Mundi - Curso Astrologia - Transformação     Anima Mundi - Curso Astrologia - Inicio     Anima Mundi - Curso Astrologia - Mapa do Site 

 

Artigo - Valorização Pessoal - Estímulo para a Vida
Revista Saúde e Bem-Estar - edição Dezembro 2008
por Isabel Antunes

Anima Mundi - Curso Astrologia - Valorização Pessoal

Ler Artigo  - Valorização Pessoal

Sair-se bem em qualquer situação, ter coragem para arriscar e ser mais assertivo são algumas das metas que, de certa forma, todos procuramos alcançar.

Contudo, muitas vezes e em determinadas situações, somos invadidos por inseguranças e medos de errar. Receios de não sermos aceites pelos outros, de não conseguirmos realizar uma determinada tarefa ou fracassarmos por qualquer outro motivo.

 

É importante trabalharmos a nossa valorização pessoal, a confiança e segurança em nós próprios. Quanto mais nos valorizamos mais optimistas nos tornamos, olhamos a vida com mais ânimo e sentimo-nos mais realizados.

Por cada experiência que passamos integramos a mente, o corpo e as emoções. Isto significa que os nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos existem em simultâneo e, de facto, criam-se uns aos outros, estando em constante mudança. Os nossos níveis de valorização pessoal podem alterar-se de um minuto para o outro.

Quantas vezes sentimo-nos confiantes, seguros e, subitamente, uma palavra, um olhar crítico podem abalar completamente esse estado de equilíbrio levando-nos a uma atitude julgadora e autocrítica. Em vez de acreditar que merecemos o melhor passamos a achar que não temos qualquer valor, tornando-nos vítimas das circunstâncias. É impressionante velocidade com que, por vezes estas situações ocorrem!

A nossa valorização pessoal aumenta ou diminui na proporção directa daquilo que cada um de nós acredita ser. Podemos acreditar que somos capazes, vencedores e interessantes ou que somos preguiçosos, pessimistas e até mesmo incompetentes.

Qual a convicção que tem sobre si mesmo? Quem acredita ser? Quando nos criticamos ou culpamos, não conseguimos ter uma atitude positiva e ser eficazes na vida. Se temos convicções negativas sobre nós próprios possuímos, tendencialmente, uma fraca valorização pessoal.

Durante a infância, aprendemos a ter uma visão de nós mesmos e do mundo através da vivência com os adultos que mais nos influenciaram, normalmente os nossos pais. Pode ter sido através de mensagens faladas, de crítica ou louvor, ou simplesmente através de padrões de pensamento e comportamento que absorvemos. Se por acaso temos convicções sobre nós próprios que não nos dão valor, é importante sabermos que elas podem ser alteradas.

A hipnoterapia possibilita-nos, de uma forma eficaz, reforçarmos positivamente as nossas crenças e convicções interiores, acedermos e potenciarmos os nossos recursos internos e encararmos a vida de forma mais positiva, adoptando cada vez mais comportamentos construtivos e saudáveis que nos possibilitam alcançarmos as metas e os objectivos que ambicionamos na vida.

O nosso comportamento no dia à dia está directamente ligado à nossa valorização pessoal. Se ela é fraca muito provavelmente não expressamos claramente as nossas necessidades, não somos assertivos e comportamo-nos como vítimas, oscilando entre a submissão e a agressão. 

É importante assumirmos a responsabilidade por aquilo que nos acontece nas nossas vidas se não estamos à mercê das circunstâncias e somos um objecto, o produto de algo vindo do exterior e não o sujeito da nossa vida. Quando somos mais assertivos, expressarmos aberta e honestamente as nossas necessidades, geramos respeito mútuo e relações mais saudáveis.

Quando acreditamos em nós e no nosso valor próprio acabamos por, de forma directa ou subtil, transmitir isso aos outros. Passamos a ser mais valorizados o que enriquece e melhora as nossas relações. Somos nós mesmos, adoptando atitudes decididas e eficazes, sabemos o que queremos da vida e, com determinação e coragem seguimos os nossos sonhos.

Todos nós, sem excepção, somos seres especiais, temos capacidades e qualidades que fazem de nós seres únicos. A hipnoterapia ajuda-nos a entrar em contacto com esse nosso lado, tomar consciência dele e valorizarmo-nos.


Voltar para Artigos na Comunicação Social

 


Para nos contactar - Tel
: (00351) 91 987 9000 ou (00351) 21 760 2871
         Email :
espacoanima@gmail.com

                                             Localização: junto ao metro de Alvalade, em Lisboa


Copyright 2009 © Isabel Antunes Todos os direitos reservados